Significado de BOIPEBA

O nome original desta ilha encantada, inicialmente, era M'boi Pewa, que significa 'Cobra-Chata', referência às Tartarugas Marinhas, muito comuns no Arquipélago Tinharé-Boipeba até os dias atuais.

Até o lendário Caramuru andou pela vila fundada por volta de 1565, que durante muito tempo, serviu como refúgio para os jesuítas durante as guerras entre os índios Aimoré e Guerén. O nome da ilha é uma herança indígena, variante do tupi "m'boi pewa", que significa "cobra chata". É uma alusão às tartarugas marinhas (com suas cabeças em forma de "cobra chata") que se reproduziam e habitavam em abundância em todo Arquipélago Tinharé-Boipeba.


É muito comum ver publicações com o Termo equivocado "Boi Peba", o que é uma "agressão" ao real significado da Ilha, que, agora você já sabe, escreve-se junto e não separado!

Caso você tenha contribuições, correções, críticas e ou sugestões, entre em contato conosco, através do link, para nos ajudar na melhoria contínua deste espaço público, cultural e democrático.
São proibidas a reprodução, adaptação, modificação ou utilização para quaisquer fins, de forma parcial ou integral, sem a autorização legal, prévia e expressa dos detentores dos direitos do Boipeba.org ©.
 
Todo conteúdo do site, assim como nossa marca e domínio são devidamente registrado e, portanto, é terminantemente proibida a cópia total ou parcial de nossos artigos, conteúdos e fotos.

 

0 Usuários Cadastrados e 32 Visitantes OnLine

Redes Sociais

Usuários Mais Ativos